No dia 26 de Abril de 1986, na central nuclear de "Chernobyl", na Ucrânia, aconteceu uma catástrofe que foi considerada o "pior acidente nuclear da história".
Nesse dia estaria provavelmente no conforto do lar, brincando, ou na creche, até porque nasci em 1985 e nessa data teria um ano.
Tomei conhecimento do acontecimento pela televisão, na qual vi reportagens em que mostravam a zona afectada, o motivo pelo qual aquilo tinha acontecido. Lembro-me de ver uma zona muito deserta na qual já ninguém lá vivia há muitos anos, não crescia nada de vegetação e tudo mais...
Este acontecimento pouco ou nenhum impacto teve na minha vida, mas penso que serviu de exemplo para toda a humanidade, porque devido a esta catástrofe uma zona enorme ficou deserta e destruída para nunca mais retornar à tranquilidade. Numa situação de desertificação total e abandono de território.
A nível nacional e mesmo mundial serviu de exemplo para todos, volto a frisar, porque o velho ditado diz: Há males que vêm por bem, ou seja quem vier a construir centrais nucleares que envolvam urânio para produção de energia pensem duas vezes nas infrastruturas e em todos os mecanismos que possam vir a melhorar e transmitir segurança, para que nunca mais se volte a repetir tal barbaridade...
Sem comentários:
Enviar um comentário